Quem sou eu

Minha foto
A AMIRES – Associação Missão Resplandecer é uma Associação de apoio e prevenção na luta contra a epidemia da AIDS e assistência às pessoas que vivem e convivem com HIV/AIDS, bem como aos grupos vulneráveis. Constituída em 10 de dezembro de 2001 por tempo indeterminado é uma Entidade da Sociedade Civil sem fins lucrativos, sem caráter político–partidário sem discriminação de gênero, raça/etnia ou religiosidade. Nossa Missão: Promover assistência às pessoas que vivem com HIV/AIDS, seus familiares e moradores da comunidade, não somente no que se refere ao tratamento e combate à epidemia, mas acima de tudo no fortalecimento de sua cidadania, no intuito de exercer seus direitos e deveres e, principalmente, torná-los protagonistas de sua própria realidade

COMUNICADO DA AMIRES 2011


COMUNICADO DA AMIRES 2011/2

Comunicamos  Oficialmente que:
A AMIRES - Associação Missão Resplandecer anteriormente denominada Grupo HIVVIDA, desenvolvia suas atividades, na Gestão (2005-2008) em a Rua Arthur Neiva (antiga Rodoviária Mascarenhas de Moraes, centro -Duque de Caxias. Este espaço no qual ocupavam, em um ato de covardia que foi realizado enquanto a Instituição encontrava-se em recesso, foi demolido. Após a demolição a Instituição desmotivada, isolou – se de seus interlocutores nos serviços de saúde e da sociedade civil.

Em fins de 2005, o conflito entre a ONG e governo já estava estabelecido quando se iniciou a discussão a respeito do local a qual a ONG ocupava e da forma como se deu a desocupação.
Mesmo suspensas temporariamente às atividades da Instituição, a discussão sobre o impacto da demolição da ONG proporcionou a primeira grande aproximação entre as ONG’s/ AIDS - sobretudo no Fórum Estadual da ONG’s/AIDS-RJ, na Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS, Amigos, Pessoas Jurídicas e Sindicatos.
Em 2007 O Grupo HIVVIDA estabelece uma agenda de atividades e insere em sua pauta a necessidade de as pessoas com HIV/AIDS terem uma participação ativa e determinante nas políticas públicas para AIDS, abandonando a tradicional posição passiva e vitimizada das pessoas com HIV/AIDS, predominante em alguns círculos.

Após este ato sem reparação até o dia de hoje demonstrando o total desinteresse e respeito pelas demandas e questões vividas pela Pessoa que Vive com HIV/AIDS neste município a partir da fala da mesma, a Instituição por falta de recursos financeiros suficiente para a manutenção de seus projetos, vem desenvolvendo ao longo desses anos algumas atividades em locais cedidos por instituições parceiras para a continuidade de suas ações.
A ruptura que aconteceu em 2005 apresentou perdas irreparáveis e provocou várias reações. Paradoxalmente, ela foi muito favorável por parte da liderança e seu grupo de amigos: agora, eles tinham aliados do outro lado das trincheiras. O Grupo HIVVIDA estava em sintonia com a tendência mundial: as pessoas com HIV/AIDS falam por si mesmas e não são mais faladas por terceiros. Na intensificação das ações decidem continuar a sua luta em busca pela dignidade das PVHAs e sensibilizar a sociedade para a problemática da doença.

Por razões que não se prendem diretamente à AIDS, a composição administrativa da Instituição foi afastada e a política das ações saúde e assistência mudada mais uma vez, abrindo nova possibilidade de diálogo com a Iniciativa Privada.

Cleide Jane reassume a direção e constitui cinco grupos de representação, sob a responsabilidade de rearticular os usuários, com uma tarefa estratégica imediata: elaborar a Alteração do Estatuto, Regimento Interno, Ações Pontuais e a Carta de Intenção ao Governo Municipal, propondo um projeto de controle das DST e HIV/AIDS no município.

A união dos Usuários acompanhados pela instituição, mais a adesão de vários Colaboradores e Amigos, do Grupo de Mulheres do Projeto Papo de Mulher, do apoio do Ministério Restaurai, entre outros, resulta em 06 de março de 2009, baseada nos princípios da solidariedade para contribuir na mobilização de um coletivo, com o objetivo de criar condições de enfrentamento da epidemia com qualidade de vida para as Pessoas que foram contaminadas pelo vírus, bem como, aos Grupos Vulneráveis certos de que juntos venceremos mais este desafio, a Instituição passa a chamar–se AMIRES.
AMIRES- Associação Missão Resplandecer que nasce de um movimento de base, estritamente voluntarista e comunitário, de um projeto elaborado, com identidade definida, a fim de que, definitivamente sejam autônomos e donos de sua própria voz.

O empenho do Ministério Restaurai, ocorreu a partir de 2008, quando apostou no projeto, alocando, de imediato, recursos e servindo de Ponto de Base. Deu seu apoio determinante para a continuidade do projeto que se propunha a tematizar a AIDS no contexto maior das políticas públicas, na perspectiva da multidisciplinaridade, sustentando a idéia de que a exclusão e a vulnerabilidade sociais eram facilitadores e potencializadores da infecção pelo HIV e situando a prevenção e assistência numa visão estratégica da democracia.

Após um longo tempo de entraves burocráticos oficializamos a partir do dia 01/09/2011 o endereço oficial da SEDE PERMANENTE da Instituição:
Avenida Deputado Almeida Franco Lote 41 Quadra 107- Bairro Olavo Bilac- Duque de Caxias.
Ponto de Referencia: Antiga Rua Cinco de Julho, Próximo a Garagem da Viação Reginas

O local em primeiro momento funcionará como:
  • Escritório Central
  • Banco de Recursos
  • Banco de Preservativos
  • Atendimento Social, Psicológico, Jurídico Individual com agendamento
  • Atendimentos emergencial
  • Prioritariamente para Pessoas que vivem com HIV/AIDS seus responsáveis e dependentes.
  • Atenderá a comunidade local e adjacente com Atividades Educativas e de Promoção da Saúde.

Ressaltamos que:
O local se encontra em reforma para adequação, porem já realiza procedimentos administrativos e se encontra disponível para visitação.
Todos imbuídos neste processo são voluntários, por isso solicitamos agendar visita enquanto a reforma não estiver concluída e a recepção não estiver disponível.
Agradecemos a compreensão e o apoio dos amigos que colaboraram para esta realidade.
  • As quintas-feiras é realizado Roda de Conversa somente para pessoas que vivem com  HIV/AIDS, onde diversos temas são pautados. Das 16:00hs as 18:00hs
  • Acolhimento para Pessoas que convivem  de  14:hs as 15:30hs também as quintas –feiras;

LOCAL: SITRAMIC-RJ (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minério e Derivados de Petróleo do Rio de Janeiro), Rua Tenente José Dias 133, Centro – Duque de Caxias. -
OBS:  Não há expediente na ultima quinta –feira do mês.


Contatos


(021) 7526 7855
(021) 9259 1542


Agradecimentos Especiais:
  • Antonio Ribeiro
  • Carlos Henrique
  • Cleide Jane
  • Jairo Luis ( Caseiro )
  • Juçara Portugal
  • Leide
  • Reinaldo Penides
  • Robson Cristino
  • William Candido
Todo nosso carinho e respeito para todos os voluntários, colaboradores que de alguma maneira estiveram presentes doando seu tempo, seu telefone, seu rio card, seu carro, sua mão de obra, seu sorriso, sua lágrima, seu apoio moral, suas criticas, sugestões enfim!...

A toda a equipe todos nós estamos de parabéns, afinal continuamos
LUTANDO PELA VIDA SEMPRE!!!